Pular para o conteúdo principal

O SABADO E A BIBLIA

                  O  SABADO

Porque os israelitas guardavam o sábado?

Os cristãos podem ou não guardar o sábado?

No Israel antigo, existiam muitas leis dadas a aquela nação, eram mais 600, e uma delas, era a guarda do sábado.
Essas leis eram divididas em diversas partes, nas quais, existem:

•Lei Cerimonial;

•Lei Moral; e

•Lei Civil



    1-Lei Cerimonial (Religiosa)

A lei cerimonial, regulava ao trabalho (ministério) sacerdotal no tabernáculo e mais trarde no templo.
Essa lei tratava, da vida e serviço sacerdotal, prestadas a Deus descritos em Leviticos.
Levítico 1:1,2.


   2-Lei Moral

A lei moral (mishpatim em hebraico), refere-se a justiça e ordenanças da parte de Deus ao povo. O seu objetivo é promover o bem-estar da nação.

Essa lei, abrange regulamentos sobre justiça, respeito e conduta sexual, incluindo os dez mandamentos (aséreth haddevarim) ou "dez palavras".
A lei moral, inclui penalidades por desobediência as ordenanças divinas. Essa lei não aponta as pessoas a Cristo, mas mostra o estado decadente de devassidão da humanidade.


                3-Lei Civil

Essa lei foi dada, a Israel quanto a sua cultura, e lugar de morada (excepto os dez mandamentos; dez palavras; aséreth haddevarim). Isso inclui o assassinato, e retribuições de um homem ferido. Isso chama-se "Direito Judicial", o que até hoje usamos em toda parte. Deut. 24:10-11,17.


Até agora já vimos que todas as 613 leis, ou ordenanças dadas aos israelitas, podem ser divididas em três partes, as quais vimos a cima.
Essas leis, eram em especial para a nação, que as distinguia de todas as nações pagãs, e examinamos para quê servia cada lei.
Agora examinemos, por que os israelitas guardavam o sábado.

Porque os Israelitas guardavam o sábado? 

Por pelo menos dois motivos:

1° Essa Lei, fazia parte do pacto de Deus, com a nação.
A bíblia diz: "Jeová fez um pacto conosco em horebe...". (Deut. 5:2,3 TNM).

2° Eles se Lembrariam do dia, em que Jeová os libertou do Egipto, assim eles descanariam nesse dia de todas as actividades, para se lembrar dos actos de Jeová.

Sábado para adoração.
A bíblia diz: "Eu sou Jeová, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, a terra da escravidão".
(Deut. 5:6)

Devemos também lembrar, que o guardar o sábado, faz parte da Lei Cerimonial.

Existiam muitos sábados:

• Sábados semanais;

• Sábados mensais;

• Sábados anuais; &

• Sabados de 7 em 7 anos.


SABADOS SEMANAIS

A bíblia diz: "Lembra-te de guardar o dia de sábado, 9 Trabalha e faz todas as tuas tarefas durante seis dias, 10 mas o sétimo dia, é um sábado para Jeová teu Deus...". Êxodo 20:8-10; 16:23,29; 35:3; Jer. 17:21.

SÁBADOS MENSAIS

A bíblia diz: "...no sétimo mes, no dia dez do mês, devem afligir a vocês mesmos, e não devem fazer nenhum trabalho...30...ficarão puros de todos os vossos pecados perante Jeová. 31 É um sabado de completo descanso...".
Levítico 16:29-31; 23:6,7,32.

SÁBADOS ANUAIS

A bíblia diz: "Contudo no sétimo ano deve ser um sábado de completo descanso para a terra, um sábado para Jeová. Não deves semear o teu campo, nem podar as tuas vinhas".
Levítico 25:4.

Note que esses todos Sábados eram festivos, como no ano do jubileu. Lev. 25:11-19.
Existem outras festividades, tais como festividades de pão sem fermento (páscoa), o dia das tendas entre outras, e todas essas festividades eram feitas nos sábados.

Então esses sábados, eram guardados por pelo menos dois motivos:

1. Lembrar da sua liberação do exilio, no egito;

2. E adorar a Deus.

Essas leis eram especialmente para os israelitas, por isso nem todas as leis, se aplicam aos cristãos: Leis Morais e Leis Cerimoniais (Religiosas).
Porquê?


Porque os Cristãos não Guardam o Sábado?

Pense nas festividades tais como:

-O dia das Tendas;
-O dia de pão Sem Fermento; e
-O Jubileu.

Será que essas festividades são guardados pelos cristãos?
Não. Apesar de serem feitos em sábados não, são guardados pelos cristãos.
Então porque não?

Veja os motivos:
 
• Os Cristão não estão de Baixo da lei mosaica, o que inclui (Leis Morais, Cerimoniais e os dez mandamentos).
 Romanos 7:6,7 diz: "Mas fomos libertos da lei, porque morremos com aquilo que nos restringia, afim de sermos escravos num novo sentido, através do espírito, e não no velho sentido, através do código escrito, 7 O que diremos então? Será que a lei é pecado? Certamente que não! Eu na verdade, não teria conhecido o pecado se não fosse a lei...".
Os cristãos não estão, debaixo dessa lei, mas numa nova lei "a lei de Cristo" pois Cristo é o fim da lei". Romanos 10:4; gálatas 3:24,25.

• Os cristaos estão, debaixo de uma nova lei porém antiga.
Os israelitas estavam sugeitos a lei do amor.
Mas Cristo aperfeiçoou esse amor, e deu aos cristãos essa lei chamada "Lei Régia" ou a "Lei do Amor", que consiste que todo cristão deve entregar a vida ao próximo. Romanos 13:9,10
"Pois os mandamentos...'ame o teu próximo como a ti mesmo' 10 o amor não faz mal ao próximo, portanto o amor é o cumprimento da lei".
João 13:34,35.

•Os cristão estão agora, debaixo de um novo pacto "do Cristo", não mais do antigo, o pacto mosaico.
Hebreus 8:13: "Ao dizer ''um novo pacto', ele tornou o anterior obsoleto.

E o que é obsoleto e fica velho está prestes a desaparecer".
Portanto, tanto as leis morais, Cerimoniais e a guarda do sábado, estão abolidos por conta da nova lei, ou pacto.

Lembre-se que todos nós, estamos debaixo de um sábado indefinido, que começou quando Deus terminou a sua obra criativa.

Génesis 2:1,2 diz: "Assim foram terminados os céus, e a terra e tudo o há neles. 2 No sétimo dia, Deus tinha terminado a sua obra, e passou a descansar, no sétimo dia, de toda obra que tinha feito". Todos nós estamos usufruindo do maior sábado de todos, por essa razão não há necessidade de guardarmos o sábado!


        O MAIOR SABADO

A bíblia promete, que aí vem o maior sábado de Deus.
Qual sábado?

A bíblia diz o seguinte sobre esse sábado: "Assim, resta um descanso sabático para o povo de Deus". (Hebreus 4:9,10)
O apóstolo Paulo disse que Josué "guiou os israelitas ao lugar de descanso" mas que era"uma sombra de algo que viria", e por conta da sua desobediência perderam esse descanso . Hebreus 4:8,11; 10:1.

Para entrarmos nesse descanso devemos "exercer a fé" a "obediência". Hebreus 4:3,6,10.
Todos os que demonstrar essas qualidades usufruirão de "vida eterna na terra", cheios de "alegria e paz" e "sem dor, morte e doenças". Salmos 37:11,18,29,34; Apocalipse 21:4.

Que todos continuemos, a nos esforçar para usufruir desse sábado eterno!

Comentários

Tj em defesa disse…
Excelente poste... realmente esse assunto é tão simples, mas para alguns é difícil aceitar!...mas se deve usar a lógica, em assuntos do gênero!
Anônimo disse…
Realmente, as pessoas ainda continuam cegadas pelas crenças limitantes, não se permitem ver a verdade que está logo á sua frente! Esperamos que Jeová os ajude a ver essa verdade!