O que é adoração de imagens?
Será que se harmoniza com a bíblia?
Devemos usar imagens para adorar a Deus?
Como tal adoração afetará o nosso futuro?
Essas perguntas serão respondidas neste artigo analisando o que a própria bíblia ensina.
OQUE É ADORAÇÃO DE IMAGENS?
Representação visível de coisas ou até mesmo pessoas, consideradas deidades.
Imagens (neste contexto) são objetos de adoração e ou ídolos, pessoas que fazem esse tipo de adoração dizem dirigir, tal adoração a pessoa representada pela imagem. Tal adoração amiúde, é costumeiro em religiões não-cristãs, mas são também praticadas na igreja Católica romana.
Veja o que diz a New Catolic Enciclopédia (1967, vol. VII, pág. 372): "Visto que a adoração prestada a uma imagem, atinge a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração derivada a pessoa pode ser prestada a imagem como representando a pessoa".
Mas será que tal adoração é baseada nas escrituras?
Devemos nós "cristãos" nos empenhar nesse tipo de adoração?
Que sentimentos devemos ter quanto a quaisquer imagens, antes de adora-los?
A adoração de imagens não tem nenhum apoio bíblico, até porque tal conceito se baseia em superstições e adoração a falsos deuses.
Veja aseguir razões que nos fazem crer que não é baseiada na bíblia.
ESTA DOUTRINA É APOIADA PELA BIBLIA?
Não. Leia os textos aseguir e tire conclusões em base biblica:
Êxodo 20:4,5, MC, diz:
"Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos céus, ou que existe embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, por baixo da terra. (Note:) NÃO TE PROSTRARÁS DIANTE DELAS e não lhes prestarás culto ["não adorarás, nem lhes darás culto" ,Fi], porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus cioso".
Note que a proibição é de fazer imagens, e adora-las, prostrar-se, curavar-se, prestar culto, e não como uma escultura simples.
Levítico 26:1, BJ: "Não fareis ídolos, e não levantaremos imagem ou estrela ["Coluna Sagrada" TNM] e não colocareis na vossa terra pedras trabalhadas para vos inclinardes delas, pois eu sou Iahweh vosso Deus".
Nunca devemos levantar ou construir um imagem sequer ou até pinta-la para nos curvar diante dela.
2 Coríntios 6:16, NM diz: "E que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos templo de um DEUS VIVENTE, como Deus disse: ''Residirei entre eles, e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
Note que o texto diferenciou o tipo de adoração que devemos presta-la a Deus e dos ídolos?
Realmente Deus detesta a adoração a imagens.
Agora note o que os apostolos pensavam sobre essa adoração, em 1 João 5:21, BJ: "Filhinhos, guardai-vos dos idolos ["Falsos deuses", NTI]."
DEVEM OS CRISTÃOS USAR IMAGENS COMO AJUDA NA ADORAÇÃO A DEUS?
Veja oque a bíblia nos tem a dizer e como Jesus e os apóstolos achavam dessa adoração, nos textos abaixo:
João 4:23,24, TNM diz: "Contudo vem a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores ADORARÃO O PAI COM ESPÍRITO E VERDADE. Pois o pai está a procura desses para o adorarem.²⁴ Deus é Espírito, e os que o adoram tem de o ADORAR COM ESPÍRITO E VERDADE".
Jesus quando na terra ele, apoiava a ideia de usar imagens na adoração?
Não. Ele disse que para adorarmos a Deus, temos de adora-lo com ESPIRITO e VERDADE. como assim?
Não precisamos de vê-lo com nossos olhos carnais mas com olhos da fé, impossível ver alguém espiritual, sendo Deus um ser espiritual não precisamos de adora-lo com imagens.
Note oque disse a New Catolic Enciclopédia: "...o mesmo tipo de adoração devida a pessoa pode ser prestada a imagem como representando a pessoa."
Não devemos dar a imagem a adoração que só Deus merece, porque ao fazer uma imagem, não estaremos prestando tal adoração a Deus mas a própria imagem.
2 Coríntios 5:7, BJ: "Caminhamos pela fé, não pela vista."
Devemos adorar a Deus assim como ele é, um espirito.
Isaias 40:18, So: "Aquém, pois, compararreis vós Deus, ou que imagem fareis dele?"
Será alguém já viu a Deus para fazer uma imagem sua?
Tal pessoa recebeu a permissão dele para fazê-lo?
Atos 17:29, BJ: "se somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja SEMELHANTE A OURO, Á PRATA, ou a PEDRA, ESCULPIDA PELA E PELO EMPENHO do homem."
Será que devemos comparar a divindade, a grandiosidade e a glória de Deus, com a das imagens feitas com pedras preciosas, e pela inteligência humana?
Não foi o próprio Deus que fez tanto pedras preciosas, como o próprio homem?
Isaías 42:8, TNM, diz: "Eu sou Jeová, este é o meu nome. Não dou a Minha GLORIA A NENHUM OUTRO, NEM O MEU LOUVOR A IMAGENS ESCULPIDAS."
Pergunte-se:
Visto que o próprio Deus disse que odeia tal doutrina, e nós será que devemos aceita-la?
DEVEMOS VENERAR OS SANTOS, INTERCEDEREM PERANTE DEUS POR NÓS?
Várias igrejas da cristandade e outras em principal a igreja católica romana, adotaram essa doutrina.
Mas ela é bíblica?
Atos 10:25,26, JB: "No momento em que Pedro chegou, Cornélio veio ao seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se, Pedro, porém, o reergueu, dizendo: 'Levanta-te. Eu também sou apenas um homem."
Note que Pedro, considerado um santo até por Jesus, negou ser venerado por Cornélio um gentio. Mas oque o motivou a fazer isso?
Ele era humilde e sabia que só Deus devia ser adorado e receber todo o crédito pelas verdades da sua palavra.
Acha que o mesmo Pedro que negou ser venerado quando na terra, pode hoje aceitar tal veneração?
Compare com apocalipse 19:10.
João 14:6,14, TNM, diz: "Jesus respondeu-lhe: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim"'. "¹⁴ Qualquer coisa que pedirem em meu nome, eu irei fazê-lo."
Nem o apóstolo Pedro, João e muito menos dos que são considerados e foram considerados Santos pela igreja, podem interceder por nós, só há um, Jesus Cristo.
1 Timóteo 2:5, BJ, diz: "Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens um homem, Jesus Cristo."
Note aqui que Jesus é considerado um mediador ou intercessor [aquele que intercede, defende, representa], a Deus para os homens, e os homens para Deus.
O próprio Jesus não recebe todo crédito pelas verdades da palavra de Deus, ou até veneração, imagine a homens.
OQUE DEUS PENSA SOBRE A ADORAÇÃO DE IMAGENS?
Muitos pensam que adorar imagens é permitido por Deus.
Mas oque o próprio Deus diria em sua defesa?
Vejamos oque ele diz.
Jeremias 10:14,15, BJ, diz: "Todo ourives se envergonha dos ídolos, porque o que ele fundiu é mentira, não há sopro neles! São vaidade, obra ridícula."
Deus acha que fazer uma escultura e adora-la é ridiculo.
Ele proibiu os israelitas de fazer isso.
Quanto a nós? Ele mudou de opinião?
Claro que não, isso ainda se aplica a nós cristãos, conforme já vimos, pois Deus é o mesmo ele não muda.
Isaías 44:13-19, BJ: "O carpinteiro estende o cordel, esboça a imagem com giz, trabalha-a com plaina, e desenha com o compasso, dá-lhe a forma humana, a beleza de um ser humano, afim de que habite uma casa. Cortou cedros, escolheu um terebinto e um Carvalho, permitindo que crescessem vigorosos entre as árvores da floresta;...com outra parte fez um deus e o adorou, fabricou um ídolo e se prostrou diante dele. Uma metade ele queimou ao fogo; com ela fez um assado, que come até saciar-se. Aquece-se ao fogo e diz: 'Que delícia! Aqueci-me e vi a luz'. Com o resto ele faz u deus -- o seu idolo --, prostra-se diante dele e lhe adora, e o dirige súplicas, dizendo: 'salva-me, porque tu és o meu deus.' eles NAO SABEM NEM ENTENDEM, PORQUE SEUS OLHOS SÃO INCAPAZES DE VER E OS SEUS CORAÇÕES NÃO CONSEGUEM COMPREENDER. NENHUM DELES REFLETE, NENHUM DELES TEM CONHECIMENTO OU INTELIGÊNCIA PARA DIZER: 'A medade queimei no fogo, com ele assei o pão sobre a braza, assei carne e comi; com o resto fiz uma coisa abominável, e me prostrei diante de um pedaço de lenha."
As imagens feitas pelo homem, podem até ter o reflexo de um homem, a sua beleza, mas não deixa de ser um pedaço de lenha, porque não ouve, não vê, não entende e não fala.
Como Deus encara imagens?
Ele diz: "porque é uma coisa abominável".
Ezequiel 14:6, TNM, diz: "Portanto diz a casa de Israel: 'Assim diz o Soberano Senhor Jeová: 'Voltem, abandonem os vossos ídolos repugnantes e rejeitem todas as vossas práticas detestáveis."
Jeová induziu os israelitas a voaltarem-se para ele por "rejeitar" as práticas detestáveis que eles praticavam, o que incluíam em principal a adoração de ídolos.
Ezequiel 7:20 NTM, diz: "Eles orgulharam-se da beleza dos seus enfeites, e com eles fizeram as suas imagens detestáveis, os seus ídolos repugnantes. É por isso que vou fazer com que sua prata e o seu ouro se tornem abomináveis para eles."
Não são os adoradores de imagens hoje, inclusive mesmos de denominações que supostamente se define cristãos que praticam tal coisa repugnante? Não se orgulham de suas imagens feitas com pedras preciosas, madeira cara, e enfeites? Não estão praticando coisa repugnante, abominável para Deus?
COMO DEVEMOS ENCARAR ESSA ADORAÇÃO?
Devemos ter o mesmo conceito de Deus, e dos seus servos do passado e do presente, incluindo o do seu filho Jesus Cristo.
Deuteronómio 7:25,26, MC, diz: "Queimarás no fogo as imagens dos seus deuses; não cederás, porém a tentação de ficar com a prata e o ouro que as cobre porque isso criaria a tua ruína, pois são uma abominação para o Senhor [Jeová], teu Deus. Não introduzas uma tal abominação na tua casa, porque sérias entregue ao anátema: a detestarás ["deves detesta-lo completamente]."
Segundo o texto, não devemos até mesmo introduzir ou colocar imagens ou ídolos dentro da nossa casa devemos destruí-los, mas é claro que não faríamos isso com coisas que pertencem a outros, mas podemos fazer isso, com imagens que antes adorávamos, detesta-los completamente.
1 João 5:21, BJ, diz: "Filhinhos gradai-vos dos idolos."
Devemos guardar-mo-nos, ou nos manter longe deles, detesta-los.
Ezequiel 37:23, MC, diz: "Não se mancharão mais com os seus ídolos...eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus."
Não devemos tocar nenhuma coisa que possa nos tornar impuros perante Deus, incluindo os ídolos.
COMO AFETARÁ O NOSSO FUTURO?
Tudo oque fazemos hoje, afeta o nosso futuro e o Deus que nós queremos adorar.
Nossas escolhas de quem iremos adorar nos afetarão de um bom modo ou de um modo ruim.
Quem escolherás adorar? Ao Deus Todo-Poderoso? Ou ao Ídolos?
Leia os seguintes textos e medite na base bíblica.
Deut. 4:25,26, BJ, diz: "[Se] vos coromperdes, fazendo uma imagem esculpida qualquer, praticando oque é mau aos olhos de Iahweh teu Deus, de modo a irrita-lo, eu tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós: sereis...completamente exterminados."
Deus considera inimigos aqueles que adoram a ídolos, deuses estrangeiros falsos criados pela imaginação do home, e ele eliminará tanto a imagem assim como o próprio criador ou adorador da imagem.
Quem irás adorar?
1 Coríntios 10:14,20, Fi, diz: "Pelo que, meus carissimos, fugi da idolatria...as coisas que sacrificam os gentios, as sacrificam a demônios, e não a Deus. Eu não quero que tenhais sociedade com os demônios."
Todas as formas de adoração a ídolos, são para demônios e não a Deus.
Quem adora a ídolos, quem está realmente adorando?
A Deus? Ou a demônios?
Apocalipse 21:8, BJ, diz: "Quanto aos covardes...aos infiéis, aos corruptos, aos assassinos, aos impuricos, aos mágicos, aos IDOLATRAS, e a todos os mentirosos, a sua porção se encontra no lago ardente de fogo e enxofre que é a segunda morte [nota ao pé da pág., "a morte eterna"]
Note que os idólatras, estão na mesma categoria com os ladrões e mentirosos.
Qual será o futuro deste?
"A morte eterna"...ou...a segunda morte.
Veja também salmo 115:4-8.
Todos aqueles que criaram e adoram essas imagens, serão como eles, repugnantes e não valerão nada.
Deseja realmente ser aceito por Deus?
Continue rejeitando práticas desprezíveis, tais como adorar imagens, não toque em coisa impura, não se curve diante dela nem mesmo no coração.
Confie que se obedecer a tudo oque Deus lhe disser a fazê-lo, fa-lo com toda tua força agora, e para sempre.
Comentários